A avaliação contratada, que equivale ao olhar pedagógico, psicopedagógico e neuropsicopedagógico, consiste em acolher, observar, intervir, interagir, ensinar, motivar e estimular a criança ou adolescente, para analisar seu desenvolvimento integral, principalmente vinculado ao seu neurodesenvolvimento e seu o processo de aprendizagem.
De acordo com cada caso avaliado, há uma flexibilidade que se refere aos critérios: avaliações anteriores; quadro clínico; desenvolvimento integral no momento da avaliação; idade e protocolos avaliativos pedagógicos, psicopedagógicos e neuropsicopedagógicos.
Os atendimentos variam de, no mínimo, três atendimentos até seis atendimentos.
Uma entrevista que ocorre com os pais e com a criança ou adolescente. Tem por objetivo estabelecer um ponto inicial no diagnóstico
Pode ser uma reunião na escola ou ligação para a escola, depende o caso.
Solicitação para os pais do preenchimento de protocolos avaliativos, enviados via e-mail e para serem respondidos no tempo acordado;
O preenchimento dos protocolos avaliativos é obrigatório para a finalização da avaliação.
Análise do comportamento, da interação social, do emocional, das funções executivas, do processo da aprendizagem, da comunicação e da percepção do espaço, comandos e propostas planejadas. Esta análise envolve a recepção, acolhimento, espontaneidade, observação, mediação, realização de atividades pedagógicas, intervenção, direcionamento para os objetivos propostos, atividades planejadas e livres.
É uma análise de tudo que foi diagnosticado e uma orientação sobre como ocorrerá a intervenção.
Cada criança ou adolescente possui um ritmo e uma maneira única de aprender. A quantidade de estímulos deve respeitar o crescimento, o desenvolvimento, a capacidade, o interesse e as possibilidades da criança e do adolescente, usando como indicador a sua faixa etária, suas habilidades, suas dificuldades e, caso apresente, o seu diagnóstico.
É enfatizado o trabalho em parceria com a escola e com demais profissionais envolvidos, em prol do desenvolvimento significativo da criança ou do adolescente, com estratégias e objetivos individualizados.
De acordo com os objetivos gerais, desenvolver, promover, permitir e ampliar a/o:
Salienta-se que a intensidade, a frequência e o engajamento das propostas planejadas, dependem de cada criança, seus pré requisitos, suas habilidades, suas dificuldades momentâneas e a sua forma singular de assimilar os estímulos que lhe são proporcionados pela família, escola, demais terapias e médico.
O processo de aprender é pautado em propostas planejadas individualmente, de acordo com a capacidade cognitiva, comportamental, emocional, interacional e de linguagem de cada criança ou adolescente. Deve ser pedagógico, estruturado, simbólico, prático, desafiador; lúdico; motivador e prazeroso.
Estimular o cérebro, com o intuito de:
Melhorar a memória, com o intuito de:
A criança ou adolescente tem objetivos específicos, mas que abrangem, de maneira geral, a capacidade de:
Que bom que você está aqui. Sou Pedagoga voltada a atender séries iniciais e educação infantil. Exerço psicopedagogia clínica e institucional e também neuropsicopedagogia clínica. Auxilio a criança a se desenvolver na sua forma singular de ser.